terça-feira, 25 de julho de 2017

Jogo de cartas



 Este jogo foi idealizado pela UERJ, uma professora nos repassou e está na página do facebook para baixar em PDF.

 Hoje estou compartilhando algumas sugestões de trabalho com o jogo: 

  • Teatro: neste exemplo você pode separar a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Eles retiram uma carta de cada monte e têm um tempo para elaborar um teatro com o personagem, sentimento, lugar e tempo em que ocorreu a história. Depois apresentam para turma. Ao final a turma escolhe a melhor apresentação e transforma em texto coletivo ou ilustração com escrita espontânea.

  • Produção individual: Cada aluno retira uma carta de cada monte, organiza uma história sequenciando os fatos e depois relata de acordo com o gênero escolhido. Como nas fotos: 







  • Mudando a história: neste caso você pode escolher uma história conhecida como "Os três porquinhos" e pedir para que reescrevam a narrativa mudando um aspecto. Caso você escolha o personagem, a criança retira uma carta do monte e de acordo com o que aparecer repensa o conto. Pode-se mudar, ainda, o lugar, o humor do personagem principal ou o tempo em que a situação ocorreu.

  • História maluca: essa pode ser feita na rodinha. Cada aluno retira uma carta. O professor pode começar a história e depois os alunos acrescentam uma parte do conto de acordo com a carta que retiraram, aumentando a cada rodada a história. Imaginação e criatividade em ação!

                                                  Até as próximas sugestões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário