domingo, 26 de fevereiro de 2017

Jogo das mãozinhas


 A pequena ideia de hoje veio do PNAIC e é o "jogo das mãozinhas". Fiz o curso por três anos e aprendi muito durante as formações e trocas com colegas.

                                     

 No PACTO ele foi apresentado para trabalhar Matemática.

 Desde então, eu o utilizo de diversas maneiras e é isso que quero compartilhar hoje.

 Já comentei aqui no blog sobre ideias não serem engessadas e tem que ser assim mesmo! Quando temos um material podemos explorá-lo de várias formas e não apenas como dita o manual.

 No jogo cada aluno fica com uma mãozinha e tenta encontrar o que é ditado pela professora ou o resultado de algum cálculo, geralmente eu trabalho por grupos.

 Costumo pedir para colocarem a "mão na orelha", assim é honesto pra todo mundo!

                                     

 As respostas ficam na mesa e o mais ágil ganha a disputa! É bem divertido! Não adianta ser rápido só com as mãos, a mente precisa estar pronta também!

  • Em matemática, como sugerido na formação,  podemos trabalhar resultados de tabuada, cálculos mentais, antecessor e sucessor, centenas, dezenas e unidades, relação número/numeral.  Uma infinidade de objetivos!

                                 
  • Na área da leitura/escrita gosto muito de trabalhar identificação dos sons das letras (relação grafema/fonema). Uso com os alunos com dificuldade, de forma divertida vão estabelecendo essa relação essencial para  a alfabetização.


  • Também faço com desenhos, sempre desenvolvendo a consciência fonológica. Peço para pegarem a figura que começa com determinado som ou que termina, letra inicial, letra final, número de sílabas e por aí vai...




  •  Você pode ainda fazer um QUIZ sobre a matéria da semana, eles vão amar!!!

 Uma dica:  é bom plastificar para que possa durar mais. Eu faço isso com durex largo. 

 Outra dica: não é legal fazer com muitos alunos, já tentei e não deu muito certo! Rs

 E a última e não menos importante:  pode dar um pouco de trabalho, umas brigas e choros,  você pode ter que ajudar alguns pequenos a chegarem a resposta correta e, provavelmente, eles também podem discutir pelas cores das mãozinhas, mas não desista não! São crianças que precisam aprender sobre limites e respeito tanto quanto Português, Matemática e História. Certo?!!!

 Eu espero que seus alunos gostem como os meus gostaram!!!


Muito obrigada por passar por aqui!
 Até mais!!!

8 comentários:

  1. Ótimo compartilhamento! Vou preparar a minha agora!

    ResponderExcluir
  2. Ideia maravilhosa vou preparar pra semana diagnóstica

    ResponderExcluir
  3. Olá Jéssica sou a Ivani Ferreira. Você deixou o link em meu blog.Gostei muito do jogo das mãozinhas, vou postar seu link para que outras pessoas possam ver também ...bjusss

    ResponderExcluir
  4. Olá Jessica.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Próxima semana irei trabalhar o jogo das maozinhas com minha turma de 3 ano, tabuada aditiva.

    ResponderExcluir