terça-feira, 25 de outubro de 2016

Sequências didáticas a partir de livros




 Todo professor tem uma prática particular, aquela atividade infalível e um jeito de alfabetizar todo especial.

 O importante nessa dinâmica de ensinar é nunca engessar essas práticas. Nós precisamos sempre de reflexão sobre nosso planejamento, da troca com outros profissionais e de estar constantemente aprendendo, em livros, cursos, vídeos e principalmente  com nossos pequenos ensinantes.

 Quem acompanha o blog sabe que vivo nessa reflexão, do que dá ou não certo e de alcançar as necessidades dos alunos.
  
 Também sabem, como eu, que nem sempre conseguimos tal feito, mas que nem por isso desistimos.

 Uma prática que me auxilia e muito é dar os conteúdos previstos a partir de histórias e outros textos, montando pequenas sequências didáticas.

 Para trabalhar gênero do substantivo usei este livro:

                                                   

 Fizemos produção individual e correção coletiva. Escrevi o texto do Samuel no quadro. Lemos e arrumamos juntos o que foi necessário.


Texto original do Samuel. A correção foi uma ótima oportunidade para trabalhar verbos no passado e futuro, utilizando corretamente ÃO e AM.

 No outro dia reescrevemos o texto passando-o para o masculino.

 Já no final da semana trabalhamos com as palavras do texto escrevendo frases e mudando-as de gênero.

 Na matemática fizemos probleminhas.

 Outro exemplo foi com o conteúdo horas:


 Lemos o livro, conversamos bastante e fomos para a produção, individual e narrativa também.



 Retomei a utilidade do relógio e dei atividades de folhinha para marcar as horas.

 Também corrigimos o texto do amigo Wendell coletivamente.

                        

  Fizemos toda a interpretação e aumentamos nosso repertório de palavras escritas com H inicial.  

 Esses são apenas exemplos de como explorar as leituras, contextualizando-as. 

 No link você encontra outras Sequências didáticas

 Acredito que não é preciso parar a aula para alfabetizar e nem deixar de alfabetizar para dar conteúdos.

 Da forma como trabalho hoje, além de realizar essa união prazerosa, a cada semana as crianças fazem uma nova receita, desfrutam de um poema, aprendem novas informações e  conhecem encantadoras histórias.

Sempre seguindo Num constante aprendizado!

 Vem você também!!!


3 comentários:

  1. Parabéns amiga! Adoro trabalhar com sequências didáticas!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns !
    Fiz uma vez com o primeiro ano a sequência dá galinha ruiva, foi bem bacana.
    Vimos a vida do trigo, plantamos.
    A sequência dá fabricação dá farinha
    A receita
    A escrita dos nomes dos animais
    O pão, confeccionamos e comemos
    O auxilio, companherismo
    O tipo de conto
    Foi maravilhoso

    ResponderExcluir
  3. Parabéns !
    Fiz uma vez com o primeiro ano a sequência dá galinha ruiva, foi bem bacana.
    Vimos a vida do trigo, plantamos.
    A sequência dá fabricação dá farinha
    A receita
    A escrita dos nomes dos animais
    O pão, confeccionamos e comemos
    O auxilio, companherismo
    O tipo de conto
    Foi maravilhoso

    ResponderExcluir