segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Até as princesas soltam pum



        

  Na leitura da semana passada pude sistematizar com os alunos o que é um verbo.

 Começamos lendo o livro, entre risadas e caras de surpresa eles se envolveram com a história. É bem verdade que alguns rapazinhos no começo ficam dizendo que a história é inventada, que é tudo mentira, mas do meio pra lá escutam atentos e se deixam levar pelo prazer do imaginário novamente!

 Sempre tem a discussão sobre a leitura e nessa sobrou para outros pequenos que andavam soltando flatulências demais na sala. A turma cobrou uma atitude deles!!! Coisas de criança!

 Partimos para a produção, no início eles estranharam, mas depois compraram a ideia: escrever histórias de seus personagens preferidos nessa situação bem constrangedora!

Aluno alfabético.
Aluno silábico-alfabético, escrita mediada. " Era uma vez o Wolverine, ele salvava as pessoas e depois peidava."


 A apresentação dos textos é um momento onde eles podem desenvolver o ritmo, a fluência e a entonação na leitura. Não é obrigatório ler seu texto, mas estou sempre incentivando aqueles que não costumam fazê-lo.

 



 Na segunda produção da semana fizemos texto coletivo, resumindo a narração.

 Depois de copiar, circulamos todos os verbos e fomos brincar de "dança da cadeira de verbos".



 No potinho em frente ao quadro coloquei alguns verbos do texto e acrescentei outros. A cada rodada um aluno, em ordem alfabética, retirava um verbo e lia, para dar as voltas na cadeira tinham que realizar a ação falada: pular, correr, parar.
  
 E nessa dança ninguém perdia, a cada parada retirava-se uma cadeira, mas todos deveriam continuar sentados, caso contrário a turma perderia. Dança da cadeira cooperativa, vi na net há algum tempo.

  Durante a semana fiz probleminhas utilizando os personagens do livro e ensinei os outros tipos de verbo.

 Tenho certeza que se você ler este livro vai ter um milhão de outras ideias, ele é muito rico! Só não esqueça de compartilhá-las com a gente!

                                                        
                                              
                                                           Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário