domingo, 31 de julho de 2016

Toda a minha turma faz dever de casa!!!

 Com certeza isso foi uma conquista. Alguns esquecem uma ou outra atividade, atrasam, pedem para estender os prazos, mas fazem!

 Ano passado comprei uns carimbos desses de papelaria, expliquei a eles que cada atividade feita levaria um carimbo e que ao final do ano quem tivesse mais carinhas no caderno ganharia uma lembrancinha! 

                                                  

 Alguns não levaram fé... Deixaram as atividades em branco, disseram que não tinham ajuda em casa e chegava a ter crianças que nem se interessavam em copiar  a tarefa...

 Bom, dezembro chegou e eu fiz uma cerimônia de premiação com convidados e tudo! Todos ganharam lembrancinha de participação como incentivo e um menino e uma menina, com mais carimbos, ganharam um livro. 

                                

 Esse ano, com a mesma turma, estou fazendo igual. Passo atividades duas vezes na semana. Para os alunos que ainda não leem, passo exercícios diferenciados quando necessário.

 Meu objetivo é que eles façam sozinhos e não que algum adulto faça por eles.

 Os resultados são os melhores possíveis!

 Mas tem regras: tem que fazer com capricho e certo, senão volta para casa pra arrumar. Sempre corrijo um por um, de vez em quando aparece uma letra de mãe, prima... Esse volta pra ser feito pelo aluno. Teve dúvida, traz que eu explico. Não deu tempo, é só me avisar. Não tem tesoura, pega emprestada a da escola e devolve no dia seguinte.

 E assim todos têm feito e contado seus carimbos, comparam as quantidades e ficam nessa saudável disputa!

 Esse ano vou fazer premiações semestrais, assim os alunos novos têm chances iguais. Essas fotos são da premiação desse semestre.

  

 Seja para ganhar o prêmio, ser o orgulho de casa ou o aluno mais dedicado, eles têm se esforçado e tido a oportunidade de fixar em casa o que aprendem na escola!

 E isso é o principal!!!

Tente também! Com carimbos, adesivos, visto... Use sua imaginação e estimule seus alunos! As respostas serão as melhores possíveis, pode acreditar!!!

                                           

Depois me conta como foi!!!

Até mais! 


7 comentários:

  1. Sempre fiz isso com meus alunos, não importando o ano que estavam.Encontrei resistência em algumas escolas que trabalhei,que alegavam que os alunos teriam que fazer as atividades por obrigação.Faço premiação com contagens de carimbos, não somente para lições de casa, mas para algumas atividades em classe, os carimbos são diferenciados.Sempre deu certo, meus alunos adoram esse desafio, e nossa vida tb é assim, só alcançamos algo, quando fazemos por merecer.Nós sabemos que em sala de aula, temos que achar alternativas e incentivos para nossos alunos.Parabéns!

    Professora Shirley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Shirley,
      Quando temos certeza daquilo que fazemos e fazemos com amor sempre dá certo! Nós não incentivamos o prêmio, mas sim o compromisso e a responsabilidade,o prêmio é uma consequência boa do comprometimento que tiveram. E que tenhamos sempre essa convicção, assim vamos levando coisas boas por onde passarmos, mesmo que no início alguns não acreditem!

      Excluir
  2. Adorei!!!!Uma coisa simples,mas que deu certo!!!Parabens,colega.Vou fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata Barros,

      É uma ideia usada por muitos professores e é realmente bem legal! As crianças vão amar, pode fazer que dá certo!!! Bjus

      Excluir
  3. Eu mando recado aos pais informando que seu filho não fez a tarefa. Na turma do ano passado deu muito certo. Pois tinham que trazer o bilhete assinado no dia seguinte.

    ResponderExcluir