sábado, 28 de maio de 2016

Um texto, muitas possibilidades


 As crianças sempre pedem para fazer receitas e dessa vez foi hambúrguer. Expliquei que seria uma possibilidade, desde que todos comessem salada e a carne fosse assada. 

 Combinados aceitos, marcamos o dia para o lanche no calendário.

 A semana estava se aproximando e eu ainda não tinha encontrado uma leitura que servisse de base para as aulas. Até que, num grupo de professores, encontrei esse livro:



 Uma história maravilhosa, que pode ser aproveitada de muitas formas. 

 Nós fizemos assim:

 Começamos com a leitura e eles logo se encantaram. Quando terminamos pedi para que cada um escrevesse sobre seu sanduíche, com seus ingredientes preferidos, assim como a Maricota.

 É impressionante vê-los pegando o caderno e escrevendo sem cobranças. Todos queriam desenhar seus sanduíches da melhor forma e colocar tudo o que podiam nele.





 Alguns fizeram seguindo a estrutura da receita: 



 Na sequência segui como sempre faço, corrigimos os textos, trabalhamos outras palavras com "ch", escrita de frases... Os alunos com dificuldade tiveram mais uma oportunidade para compreender que o "ch" tem som de "x" nas palavras.

 E probleminhas a partir do texto. Neste caso, pedi encartes de supermercado. Fizemos uma lista do que teria no sanduíche da turma, depois pesquisamos os preços nos encartes e anotamos no caderno, o trabalho foi em grupo. 

 Os alunos que precisam sentam comigo e fazem com mediação:




 Neste dia também trabalhamos a noção de quilo, gramas e unidade, de acordo com a legenda dos produtos nos encartes.

 Então, depois de muito esperar, preparamos os ingredientes trazidos por eles e mãos à obra!!! 

 Estavam ansiosos e isso gerou agitação, mas nada que uma conversa não pudesse resolver!




 


No fim foi uma delícia e deu tudo certo!!!




 Lá na escola é assim, todo mundo compra a ideia e participa. São todos educadores, estão todos em contato com os pequenos, participando da formação deles! Eu sempre tenho apoio e isso faz toda a diferença! 

Eu, a diretora da escola Mônica Sales, a inspetora
de alunos Ana Luíza e a zeladora Adriéle.


 Mas se sua escola não é assim, não se preocupe. Confiança é algo que se conquista. Tenha certeza de que o que você faz é o melhor, acredite e lute por isso! O avanço da sua turma será seu grande aliado nessa dinâmica de transformar realidades!!!


 E, claro, siga sempre Num constante aprendizado!!!

 Obrigada por sua visita e até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário