sexta-feira, 15 de abril de 2016

Maleta da leitura com segredo e festa do pijama

                               

 Quem está sempre aqui pelo blog sabe que este ano estou acompanhando uma turma pela primeira vez. Meu desafio inicial foi pensar num projeto de leitura diferente. Já faz algum tempo que trabalho com o Quadro de estrelinhas e os resultados são ótimos, mas não teria a mesma emoção para os alunos, nem  aquela expectativa gostosa... 

 Logo lembrei da maleta da leitura, é um projeto ótimo! Mas queria algo mais, então pensei, pensei e opa! Era isso mesmo!!!

 O livro que escolhi é lindo, o conheci no primeiro ano do PNAIC, na escola não o temos , então encomendei pela internet.

                                   

  Chegou rapidinho, preparei os materiais e fui, nas duas primeiras semanas de aula, instigando os alunos sobre maleta e o segredo que havia nela. 

  Perguntavam todo dia sobre o segredo, olhando para a maleta fechadinha no armário...

  Então, quando chegou a data que havíamos combinado expliquei como a usaríamos .

 Cada aluno levaria a maleta um dia para casa, quem levasse indicaria a leitura para outro amigo e assim por diante até que todos lessem o livro que estava dentro dela. Com uma única condição: o livro tinha um segredo, quem lesse não poderia contar nada para ninguém... Nem sobre o título, nem os personagens, nadinha de nada...

 Dentro da maleta coloquei um caderno de desenho com uma ficha. Cada criança lia o livro, de preferência com a família, e registrava na ficha o que mais gostava com escrita e desenho. Também tinha que responder qual era o segredo da leitura.

 Era uma expectativa todo dia, só eu olhava a ficha e via se o amigo tinha acertado... Até que um colega escreveu: " O segredo vai ser fazer uma festa do pijama." Quando disse que ele acertou foi um alvoroço bom e animado!

 Dali pra cá, todo assunto era a festa! Marcamos a data no calendário e começamos a nos preparar.

    


  Na semana da festa, explorei muitas atividades com o livro: mapa-múndi, estrutura de uma carta, convite de festa, probleminhas envolvendo o que compraríamos para o lanche e outros conteúdos.



                      

 No dia foi maravilhoso, seguimos o cronograma feito e eu acho que nunca me diverti tanto numa aula!


 Desfile com premiação do pijama mais bonito. 


Produção de texto onde cada um falou sobre a festa e seu pijama.




Cineminha, relembrando bons momentos do ano passado.


Guerra de travesseiro 

                                                  


E lanche, tudo bem saudável!!!


 Sabe, na sexta-feira não usei caderno, a produção de texto foi escrita e a correção feita com cada um sem problemas, ficamos de pijamas das oito da manhã até as três da tarde, mas o dia nunca passou tão rápido!

 O que uma festa do pijama ensina? Ensina que um livro é uma aventura, que com um pijama a gente se diverte o dia inteiro, que a escola é um espaço de aprender e criar lembranças que duram para sempre, lembranças que vão nos fazer gostar de estudar e saber que vale a pena viver Num constante aprendizado!

                                   

 Obrigada por sua visita e até a próxima maleta da leitura!!!

8 comentários:

  1. Maravilhoso, como tudo o que você faz! Admiro muito a alegria com a qual você encara a missão de ser professora. Além de tudo isso, nunca perde a humildade. Parabéns, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleice, obrigada por acompanhar o blog e deixar palavras lindas como estas! Que a gente sempre tenha alegria para transmitir, além de conteúdos, valores e esperança a nossos pequenos! E que Deus continue a nos abençoar nesta caminhada! Bjus!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom Leila! Espero que você também tenha boas experiências com esse projeto! Bjus!!!

      Excluir