sábado, 19 de março de 2016

Vamos brincar: Material dourado!!!


                                

 Ensinar o conceito de centenas, dezenas e unidades é muito mais fácil quando se utiliza material concreto, desde tampinhas a jogos com essa finalidade, o importante é a criança manipular materiais e ir construindo, pouco a pouco, a ideia de que cada número varia seu valor de acordo com a sua posição.  

 Aqui no blog tem outras dicas que ajudam o aluno a compreender essa lógica, uma delas é utilizando o ábaco, mas hoje quero compartilhar uma forma bem fácil de trabalhar com o material dourado.

 Para fazer esse jogo, os alunos precisam ter tido contado com o material antes, manipulado e ter uma ideia geral de sua representação. Essa parte eu faço na sala, com registro no quadro e também em grupos.

 Nessa atividade o quadro de valores foi feito com giz, e o importante não é acertar, mas pensar e fazer sozinho, os erros corrigimos juntos.

                                              

 Fiz duas etapas, primeiro mostrava o número na lousa e eles representavam com o material dourado, depois fazia a representação com o material e eles escreviam com algarismos.

                                         

 Nessas fotos a representação era o numeral 148, tivemos duas hipóteses diferentes que permitiram a discussão e a construção do conhecimento. O jogo também auxilia o professor, pois um a um, você vai vendo quem já consolidou o conceito e quem precisa de mais alguns estímulos.




Depois da brincadeira, fomos fazer o registro. Assim, os exercícios ficam mais fáceis, porque coloco no quadro o que fizeram no jogo.



Mais uma pequena ideia compartilhada, espero que sua turma goste  também!!!


     Até mais!!!


2 comentários: