quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Vamos multiplicar!!!




 Muitas vezes é bem difícil para um aluno aprender o conceito de multiplicação. Há crianças que conseguem decorar a tabuada, há aqueles que entendem o mecanismo de pular de 2 em 2, de 3 em 3,  há alunos que contam nos dedos, mas existem alguns que precisam de mais tempo.

Quando é assim, deixo a parte da turma que já compreendeu que multiplicar é somar parcelas iguais ou "repetir o número quantas vezes se pede" com um jogo onde não será necessária minha intervenção e faço atividades concretas com os outros.

                                   

 Na escola temos muitos jogos de multiplicar, sempre os utilizo, mas essa atividade também é bem interessante e dá bons resultados.

 As folhas de papel ou bandejas de isopor representam o multiplicador e as tampinhas ou outro material de contagem, o multiplicando.

Representação de 5x8.
                                     
  Assim, 3x7 fica dessa forma representado (três grupos com sete tampinhas cada):

                                  

 O importante é deixar a criança refletir sobre quantas folhas ou grupos ela vai precisar. Se for a tabuada do 4, não lhe apresente apenas quatro grupos, disponha as folhas e deixe-a organizar seu pensamento. 

 Vá variando as tabuadas, sempre em ritmo de brincadeira. Depois que a criança compreende o conceito, as continhas fazem sentido.



 Uma dica simples que dá certo! Até a próxima!!!
                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário