segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Sistema de numeração decimal

 Hoje vou compartilhar uma pequena ideia que pode ajudar os alunos a compreenderem melhor o sistema de numeração decimal.  Algumas crianças demoram um pouco mais para entender que utilizamos apenas 9 algarismos para formar todos os numerais. 

 Por isso, comecei a trabalhar com o ábaco desde que voltamos das férias. Os alunos ficaram bem interessados e aprenderam rapidamente a usá-lo. 


 No entanto, sabemos que é abstrata a ideia de um mesmo numeral ter um valor diferente e também um nome, dependendo de onde  está. Assim, depois de trabalhar de algumas maneiras o conceito de unidades, dezenas e centenas, fiz um jogo com a turma.



 Utilizei tampinhas como material de contagem e cada aluno fez o quadro de valores na folha de ofício, bem simples, mas bem divertido!



 Trabalhei em grupos, mas cada aluno tinha o seu material para representar os números que eram falados por mim. Eles iam pensando, um ajudava o outro e só ao final do tempo dado é que eu colocava a resposta escrita com algarismos no quadro.


 Dessa forma, o que eles tinham antes era a forma falada do numeral, eles precisavam refletir sobre a quantidade de tampinhas e a "casa" ou ordem em que deveriam posicioná-las. 


 Quando ditei o numeral 10, muitos alunos repensaram suas ideias. Tiveram dois modelos de representação e pude trabalhar novamente o conceito do valor posicional, afinal a tampinha vale 10 quando está na casa da dezena.

                        

 O legal desse jogo é ir fazendo a intervenção a cada rodada e vale a animação: contar tempo, colocar as mãos para cima quando acabar, etc. A empolgação é um ponta pé para aprendizagem.



Simples e muito bom para tirar dúvidas e consolidar conceitos! Vale a pena fazer!!!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário