segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Desafio das continhas



                                      

 Crianças gostam muito de desafios, de competir e de toda a emoção que brincadeiras desse tipo envolvem. E quando as regras são claras, não há melhor atividade que um "desafio" para tirar algumas dúvidas.


 Chega a segunda-feira e eu logo aviso: "Essa semana tem desafio!"                                                                                                                                                                                                  E algo que é tão simples, quanto fazer continhas no chão com o giz molhado, se torna prazeroso e vira uma importante ferramenta de aprendizagem.

 As regras são fáceis: só pode começar ao meu comando, os amigos que estão de fora não podem dar a resposta e ganha quem acertar a conta, não quem acabar primeiro. A correção é feita coletivamente.

                                         

 Durante a brincadeira vou fazendo as observações necessárias e ajudando individualmente. A continha é ditada, pois dessa forma o aluno pensa sobre a representação correta do numeral e também o local que deverá ficar no quadro de valores.

                                              

                                                                                                           Claro que não deve ser um trabalho isolado, trabalhar operações matemáticas em probleminhas e de forma contextualizada é fundamental, mas as crianças encontram muita dificuldade nessas atividades senão sabem fazer a "estrutura" da conta.

 Então, utilizando um pouquinho de cada, não tem erro, é aprendizagem na certa!

 Uma pequena ideia que faz muita diferença! 


 Até a próxima!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário