segunda-feira, 4 de maio de 2015

Onde está a educação de qualidade???

 Onde ???

 Procurando uma inspiração para escrever em meio ao cenário atual, pensei durante toda a semana, refleti e... Nada!

 Não sou o tipo de pessoa que desconta a culpa de todo um sistema educacional falho no aluno, que por faltar isto, aquilo e aquilo outro também, dá aula de qualquer maneira ou que sempre vê o lado negativo de tudo. Mas pensando sobre as greves e o confronto entre professores e policiais no Paraná, fico me perguntando se só de esperança e de acreditar na educação viveremos nós? E até quando?

 Essa inquietação que bate, é por saber que busca-se tanto essa qualidade, mas pouco investe-se nos atores principais deste processo de ensinar e aprender.

 Escola pública de qualidade? Eu tive, faço parte de uma hoje em dia. Não por ter a mais nova tecnologia, ou materiais à disposição ou por ter um espaço privilegiado para que a aprendizagem aconteça, mas por estarem nela profissionais de qualidade.

 No pré a Tia Natália, sempre carinhosa, lembro das rodinhas, da massinha, das apresentações, de me tornar amiga da filha dela e frequentar sua casa, sempre fazíamos bagunça, ela nunca reclamava! 


Tia Neusa, na antiga C.A, me ensinou o alfabeto...Teve um problema de saúde e teve que se afastar ainda na metade do ano. Na 7ª série nos encontramos de novo... Lembro das aulas de História até hoje! Era como viajar no tempo: os senhores feudais, o escambo. Depois nos encontramos na escola, eu como professora, mas com carinho de aluna!

 E a tia Dayse, que fez um momento tão difícil ser  mais fácil de compreender. Ficou conosco 4 anos, visitava nossa casa, visitávamos a dela, lembro de como aprendi a ler com entonação e do respeito que tínhamos por ela, do último dia de aula na 4ª série e do quanto choramos. Encontrei com ela a pouco tempo, aposentada, está querendo voltar para sala. Perguntei: Ou somos doidas demais ou amamos o que fazemos? Amamos, foi a resposta dela!

 E depois os professores de fundamental e médio: Ana Cláudia, sempre motivada nas aulas de Língua Portuguesa, Andreia Lisboa, a professora mais chique que tive, ótima também! A professora de Português da 7ª série, foi minha primeira nota vermelha, fiz Letras por causa dela! A professora de espanhol... Professora Malvão, todos tinham medo, eu amava.

 Na faculdade, Adriana Kapisch, os olhos brilhavam quando falava da alfa, Vera Studart, Sônia Vilela, Elaine Sotero  e outros.

 Na pós nem se fala, fico ansiosa pelas aulas! Parabéns aos profissionais da Censupeg!

 Sobre os educadores que trabalham comigo, são excelentes, dedicados, acreditam nos alunos, buscam, conquistam com eles!

 E repensando... A educação de qualidade precisa de muitas coisas, mas ela depende de um professor de qualidade, de alguém que ame, que consiga ver além, que enxergue pessoas! Que deseja todos os dias fazer a diferença, fazer a sua parte e não se omitir!


 Então, quando você ficar assim, achando que seu trabalho não vale a pena, lembre-se que há um aluno te esperando amanhã na sala de aula e que no futuro ele poderá te agradecer por ter feito parte da história dele!!!

Eu agradeço aos meus professores pela qualidade do ensino que tive! Obrigada por serem um exemplo!!!

 Se você é um professor como estes, com brilho nos olhos, com algo a oferecer, que busca, que sonha, que forma, que transforma, seja bem vindo! 


A educação de qualidade é feita por mim e por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário